1. Home
  2. Configurações
  3. Representações de um componente (Aba de Desenho)

Representações de um componente (Aba de Desenho)

Aplica-se a: 2016 R1, 2016 R2, 2017 R1

Chegará um momento na utilização do G-Electrical em que você precisará cadastrar um componente em sua biblioteca para dar continuidade ao projeto. Nos componentes do banco padrão do G-Electrical, você já deve ter percebido que há mais de uma única representação para o mesmo componente. Por exemplo, há um disjuntor que possui uma mesma representação de esquemático.

Cada representação de um componente irá mostrar algo no desenho. No caso do esquemático, possuirá atributos e informações que afetarão o modo como o desenho se comportará no seu esquema elétrico. Veremos neste artigo quais são as opções para vincular um representação ao seu componente.

Acessar a aba de representações (Desenho)

1. Clicar com o botão direito na pasta raíz “Componentes”, na palette de Componentes.

2. Clicar em Avançar para acessar a aba de Desenhos.

Aqui iremos definir os blocos que serão utilizados para cada umas representações dos nossos componentes. Para cada uma, teremos 4 opções para associação do bloco.

Botão Importar

Nessa opção é possível selecionar um arquivo DWG que já possua a representação do bloco desejado, esse bloco poderá estar localizado em qualquer diretório, seja em um pen drive, servidor ou pasta de Downloads.

O G-Electrical irá copiar as entidades desse bloco e cadastrar um novo bloco no banco de dados do G-Electrical, com as mesmas configurações, mas com um nome específico. Na prática, ele faz uma cópia de um bloco e trabalha nessa nova cópia.

É importante clicar em “Editar” após selecionar sua representação, pois temos que nos certificar que esse arquivo DWG não contém Camadas (Layers) adicionais que podem prejudicar o funcionamento do componente. Também é importante ajustar o desenho removendo linhas que não são importantes e que vieram junto no DWG.

Botão Copiar de

Essa opção permite utilizarmos a mesma representação de outro componente existente na biblioteca.

Na prática, você pode utilizar a opção Copiar de… caso possua um padrão para representação de um contator, por exemplo, e então utilizar o mesmo desenho de um componente que você já possui na biblioteca.

Botão Novo/Editar

Habilita todas as ferramentas de desenho para que a representação possa ser criada de forma manual pelo usuário.

Botão Avançado

Tem como função verificar o nome do bloco (arquivo *.dwg) que a representação utiliza no banco de dados. Na prática, isso significa que você pode consultar qual bloco (arquivo *.dwg) o componente utiliza para seu desenho.

Agora você já sabe quais são todos os métodos para inserir uma representação dentro do seu componente. Verifique qual delas se encaixa melhor na sua necessidade atual e mantenha seu componente sempre atualizado.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment