1. Home
  2. Primeiros passos
  3. Conhecer a interface

Conhecer a interface

Aplica-se a: 2016 R1

Vamos agora conhecer um pouco do ambiente do G-Electrical. Conhecer como utilizar sua interface ajudará ao longo da elaboração dos projetos.

Como funciona a área de trabalho do G-Electrical?

A área de trabalho do G-Electrical nada mais é do que todo o ambiente dentro do software que você utiliza para desenvolver o seu projeto. Ela nos dá algumas informações e possui as ferramentas que precisamos utilizar ao longo da elaboração de um projeto.

img20

Informação

Observe na imagem algumas palettes, dentro das abas, que estão indicadas pelas setas. Clicando nelas você consegue navegar entre as palettes exibidas.

1 – Cabeçalho

Onde é informado “DraftSight” e o nome do projeto aberto.

2 – Menu

Abre algumas opções de projeto, como Novo, Abrir, Imprimir…

img21

3 – Acesso rápido

É a barra superior esquerda, que traz alguns comandos rápidos como salvar, abrir e criar um novo projeto. Também, possibilita que desfaçamos um comando através das setas. É personalizável.

img22

4 – Abas

São as abas que separam os principais botões do programa. São elas: GE Iniciar, GE Modificar, GE Gerenciar, GE exibir e toolbox.

img23

5 – Área de desenho (ou área de gráficos)

A Área de Gráficos é onde o desenho elétrico é feito, onde são inseridos os componentes, fios, e montado o esquema. A janela pode ser redimensionada e a imagem pode ser ampliada ou reduzida.

img24

6 – Guias de projeto

Informam os projetos abertos e permitem a navegação entre os projetos.

7 – Palettes

São as barras laterais, localizadas em ambos os lados da área de desenho. No G-Electrical, a maioria do trabalho é feito utilizando as Palettes.

8 – Janela de comandos

A Janela de Comandos presente no G-Electrical permite que os comandos CAD sejam digitados, facilitando o uso do software. Esta é a finalidade da linha de comando. Durante a execução do comando, as opções relatadas são apresentadas na própria linha de comando. Faça um teste: digite L para desenhar uma linha.

Também nessa janela são apresentadas algumas respostas do software aos comandos dados, e por exemplo, se formos inserir uma linha, o G-Electrical perguntará o primeiro ponto de inserção.

Dica

Durante a execução das atividades presentes no curso, observe as informações contidas na janela de comandos.

9 – Barra de status (ou barra de referência)

A barra de status está localizada na parte inferior da janela de aplicativos e está dividida em duas áreas principais: configurações de esboço e exibição de coordenadas.
As configurações de esboço mostram recursos típicos de uma plataforma CAD, para principalmente facilitar o desenho com o G-Electrical: Snap (Grade de snap); Grade (Exibição da grade); Orto (Modo Orto); Polar (Guias polares); ESnap (Snaps de entidade); ETrack (Guias ERastrear); PesoL (ativa e desativa a exibição de pesos de linha).

Qual a função das Palettes ?
Projeto(Personalizado)

Responsável por gerenciar informações de fios, cabos, bornes, componentes e conectores dentro do projeto.

Componentes

Responsável por abrigar a biblioteca de componentes do G-Electrical. Todo e qualquer componente cadastrado no banco de dados será exibido nesta Palette.

Fios/Cabos

A ideia é basicamente a mesma da palette de Componentes. A palette de Fios e de Cabos são responsáveis por abrigar a biblioteca de fios e cabos, respectivamente.

Aviso

Para a criação de um diagrama elétrico com o G-Electrical, devemos usar apenas fios ou cabos. Não utilizar linhas (comando line no CAD) para conectar componentes.

Páginas

A palette de Páginas é o local onde se gerenciam as páginas dentro do seu projeto. As páginas podem conter títulos, que servem como descrições do projeto, podendo revelar a forma como ele foi feito. No G-Electrical também utilizamos essa palette para facilitar a navegação dentro das folhas do projeto.

Propriedades

É a palette responsável por fazer modificações em entidades, atributos, notas, cotas. Exemplo: Para trocar a cor da fonte de um texto dentro do projeto, basta selecionar o texto que deseja no projeto e, na Palette de Propriedades alterar sua cor.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment